quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Resenha do livro ''O menino sem imaginação''

          A obra apresenta uma crítica sobre jovens ''viciados'' em televisão, a mesma feita pelo autor Carlos Eduardo Novaes. Ele faz a narrativa pensando na crítica de jovens ficando muito tempo assistindo à televisão, o livro é indicado para o infanto-juvenil, aproximadamente de 10 à 16 anos. Temos a opinião de que todos os jovens deveriam lê-lo para ter a mesma opinião do autor.
          O autor resolveu abordar esse tema para "acordar" os jovens, para que eles tenham mais tempo para fazer outras atividades, ao invés de ficar parado vendo televisão. A leitura de livros, por exemplo.
          A narrativa conta sobre um menino que não imaginava nada que não se ligasse à televisão. Ele não conseguia criar cenas, nem objetos em sua mente. Ele só imaginava coisas que passavam na televisão. Até que um grande fenômeno que deixa o Brasil inteiro sem televisão. Tavinho (o protagonista) não conseguia imaginar nada, ele estranhava como os colegas conseguiam. Foi difícil para o menino conseguir viver como uma criança normal. No final ele conseguiu imaginar, como qualquer criança.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Projeto Literatura em vídeo


O projeto "Literatura em Vídeo", foi desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa, Viviana Portilho, com a intenção de melhorar nossos hábitos de leitura.

Começou na 1ª etapa e terminou 3ª , e desde o início, nossa técnica de desenvolver textos dramáticos, editar vídeos, entre outros termos.

O projeto teve muitas etapas. Na primeira, fase, teríamos que escolher o livro, no caso uma obra clássica, e ler, depois, desenvolver o roteiro, e logo, ensaiar. Na próxima etapa, começamos a escolher o figurino, após isso começamos a gravar. Depois, vem a edição e por fim, a presentação.

O projeto foi bom para que possamos aprender a trabalhar em grupo e até mesmo aprender a editar vídeos. Nosso grupo trabalhou com a obra clássica "Rapunzel". Escolhemos os figurinos, os personagens, ensaiamos e até que em fim gravamos. A Aluna Vivian editou os vídeos, que ficaram ótimos. 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Desigualdade Social

A desigualdade social infelizmente existe, esse problema afeta a maioria dos países na atualidade. Acontecem em países pobres, ricos, desenvolvidos ou não. Pessoas negras, mulheres e pobres são quem mais "sofrem" com esse tipo de preconceito, pelo fato da cor da pele e da condição financeira. Mas não pense que os brancos também não sofrem com isso, pois alguns podem sofrer.A desigualdade tem vários conceitos, não é somente racial ou financeira, pode ser pelas vestes, empregos, etc. Esse tipo de desigualdade existe desde a época dos escravos, que se sacrificavam muito para agradarem seus donos. Muitas das vezes os escravos passavam dias sem se alimentar, porque seus donos não "cuidavam" deles. Histórias marcantes de desigualdade social vem acontecendo até hoje. Nas escolas, ruas, festas, em qualquer lugar que você esteja, vai estar acontecendo, pois existem pessoas que ainda não aprenderam a lidar com esse tipo de preconceito. Pode sim ser interpretado de uma forma boa ou má. Exemplo : uma garota compara a cor da sua pele com a cor da pele da amiga, de uma forma agradável. Agora, uma garota compara o estilo das suas roupas com o estilo da roupa da colega de uma forma "agressiva" então, ai sim podemos considerar como um tipo de preconceito.
No Brasil, a desigualdade social é um cartão de visitas para o mundo, pois é um dos países mais desiguais segundo os dados da ONU em 2005 o nosso país ficava em oitavo lugar.
A sociedade brasileira deve perceber que sem um efetivo estado democrático, não há como combater ou ao mesmo reduzir essa desigualdade social no Brasil.
Ela tem causado o  crescimento de crianças e adolescentes sem o preparo para a vida e sem a oportunidade se tornando marginais ou desocupados,não por que querem mais não há alternativas e outro fato é a violência que cresce todos os dias.

Gráfico de números de falantes da Língua Portuguesa

As alunas Ingrid e Lívia elaboraram um gráfico em 3D com a porcentagem de Falantes da Língua Portuguesa. Com a ajuda de manusear o programa Excel da aluna Tainá Marina.



 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Cultura Afro Descendente

      Afro-Descendente significa o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil e Colônia até a atualidade. A cultura da África chegou no Brasil, em sua maior parte trazida pelos escravos.
      No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeias (principalmente portuguesa) e indígena,de forma que caraterizava a origem africana na cultura Brasileira encontra-se em geral mesclados a outras referências culturais.
      Os rastros de que a cultura afro-descendentes ficou no Brasil são: a música popular, culinária,a religião,o folclore e as festividades populares.
      Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais  influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região do Nordeste.


                       Pesquisa


fonte:Wikipédia

Revisor 1 - Lívia

Revisor 2 - Jader
Revisor 3 - Gabriel S.
Revisor 4- Vivian

Reforma Ortográfica

 Desde 2009 estão predominando novas regras na ortografia da língua portuguesa. Abaixo estão algumas dessas regras relacionadas a tremas, acentos, etc.



Trema "ü"
Não existirá mais o trema na língua portuguesa. Será mantido apenas em casos de nomes estrangeiros. Exemplo: Müller, mülleriano.
Antes
 Agüentar, conseqüência, cinqüenta, tranqüilo, lingüiça, bilíngue.
Depois
Aguentar, consequência, cinquenta, frequência, tranquilo, linguiça, bilíngue.

                 _________________________________

Acentuação
Some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte).
Antes 
Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia.
Depois
Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia

* Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte)

Regras da ortografia retirada do site : http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL935994-5604,00-COMECAM+A+VALER+AS+NOVAS+REGRAS+ORTOGRAFICAS.html

Revisor 1- Lívia
Revisor 2- Jader
Revisor 3- Gabriel S.

A escravidão no Brasil


A escravidão no Brasil



   Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontram um povo diferente e se aproveitaram  e começaram a escravizá-los. Eles não eram acostumados a ficar presos, eram pessoas livres. Alguns se matavam para não serem escravizados. Além dos índios, os portugueses também escravizaram os negros africanos.
     De acordo com historiadores, os africanos se adaptaram melhor ao tipo de trabalho realizado na colônia. Os escravos africanos eram considerados mercadorias. Assim, quando chegavam os navios negreiros, eram exibidos para compradores.
         Agora na nossa época,século XXI, ainda ocorre a escravização ,mas não da mesma forma que acontecia nos séculos passados.
         Mesmo tendo diversas leis que proibem o trabalho escravo atualmente há esse tipo de trabalho. Existe uma expressão chamada escravidão moderna mas ela tem um sentido metafórico, pois não se trata de compra ou venda de pessoas. Mas existe pessoas que utilizam a expressão para designar aquelas relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade,sob ameaça, violência física e psicológica ou outras formas de intimidade, embora quase sempre impliquem o uso de violência.
          O trabalho escravo não só acontece no meio rural, mas também nas áreas urbanas,cidades, porém com menos intensidade.

         No Brasil os principais casos de escravidão urbana ocorrem na região metropolitana de São Paulo, pois os imigrantes ilegais (asiáticos,bolivianos,latino-americano) trabalham dezenas de horas por dia sem folga com baixos salários.



A origem da língua portuguesa


  A língua portuguesa se originou no galego-português no Reino da Galiza e Norte de Portugal. Ela é uma língua românica flexiva, no sul do Reino de Galiza ela se tornou utilizada. Reino de Galiza virou a se chamar de  Condado Portucalense no ano de 1095 enquanto Galícia se diminuiu e Portugal se espandiu para o sul.Naquela época o idioma português não foi somente nas cidades conquistadas pelos portugueses mas também por governantes locais e estrangeiros ''poderosos'' e nessa altura influenciou várias línguas.
  Durante a época de descobrimentos os navegantes e marinheiros levaram o idioma para vários lugares diferentes.
  Há cerca de 272,9 milhões de falantes, o português é quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no homisfério ocidental e a mais falada no hemisféro sul do planeta Terra.

Revisor 1- Jader
Revisor 2- Tainá
Revisor 3- Vivian
Revisor 4- Gabriel 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Culinária Africana

         Existem vários pratos gostosos de origem africana, os mais conhecido no Brasil é a Feijoada e o Acarajé.
         Os vegetais ocupam um papel importante na culinária africana, sendo a principal fonte de vitaminas e fazendo parte de vários pratos constituídos de milho, mandioca e inhame. Esses vegetais também fornecem fonte secundária de proteínas. Em geral, folhas verdes são colhidas, lavadas, cortadas e preparadas no vapor ou fervidas em combinação com especiarias e outros vegetais como cebola e tomate. 


Preparo para a feijoada

*  Ingredientes:
  • 1 Kg de feijão preto
  • 100 g de carne seca
  • 70 g de orelha de porco
  • 70 g de rabo de porco
  • 70 g de pé de porco
  • 100 g de costelinha de porco
  • 50 g de lombo de porco
  • 100 g de paio
  • 150 g de lingüiça portuguesa
*  Tempero:
  • 2 cebolas grandes picadinhas
  • 1 maço de cebolinha verde picadinha
  • 3 folhas de louro
  • 6 dentes de alho
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 ou 2 laranjas
  • 40 ml de de pinga
  • Sal se precisar 
De acordo com o site : http://tudogostoso.uol.com.br/receita/2998-feijoada.html

Revisor 1- Lívia
Revisor 2- Jader
Revisor 3- Gabriel S.
Revisor 4- Vivian

Países que falam língua portuguesa

          A língua portuguesa é falada em vários países do mundo todo. A língua é de origem de Portugal, mas se estendeu por todo país.
Portugal- 10 555 853 (resultados preliminares do Censo de 2011)
Cabo Verde- 491 575 (resultado preliminar do Censo de 2010)
Guiné-Bissau-1 520 830 (resultado definitivo do Censo de 2009)
São Tomé e Príncipe-137 599 (resultados do Censo de 2001 divulgado em 2003)
Moçambique-20 366 795 (resultados definitivos do Censo de 2007)
Angola-15 116 000 (estimativa do governo. Angola não realiza um censo há muitas décadas, estando o próximo previsto para 2013)
Brasil- (190 755 799 (resultados definitivos do Censo de 2010)
Timor Leste- 1 066 582 (resultados preliminares do Censo de 2010)
Macau- 558 100 (estimativa do 2.° trimestre da DSEC do Governo da RAE de Macau. O resultado do Censo de 2011 ainda está sendo tabulado)
Guiné Equatorial-616 459 habitantes (Censo de 2008)

            Estes são países que poucos habitantes falam essa língua, não todos. Alguns países não são de origem da língua portuguesa, mas apenas alguns dos habitantes do mesmo faltam essa língua.

Revisor 01= Tainá M
Revisor 02= Vivian

Lenda Africana



O Sapo e a cobra


          Era uma vez um sapinho que encontrou um bicho  comprido,  fino,  brilhante e colorido deitado no caminho.
-Olá! O que você está fazendo estirada na estrada?
-Estou me esquentando aqui no sol.   Sou uma cobrinha e você?
-Um sapo.  Vamos brincar?
          E eles brincaram a manhã toda no mato.
-Vou ensinar você a subir na árvore se enroscando e deslizando sobre o tronco -  disse a cobra. 
E eles subiram.
Ficaram com fome e foram embora,  cada  um para a sua casa,  prometendo se encontrar no dia seguinte.
-Obrigada por me ensinar a pular.
-Obrigado por me ensinar a subir na árvore.
 Em casa o sapinho mostrou para a sua mãe que sabia rastejar.
-Quem ensinou isso a você?
-A cobra minha amiga.
-Você não sabe que a família da cobra não é gente boa?  Eles têm veneno.    Você está proibido de brincar com cobras.  E também de rastejar por aí.  Não fica bem.
        Em casa a cobrinha mostrou a mãe que sabia pular.
-Quem ensinou isso a você?
- O sapo meu amigo.
- Que besteira! Você não sabe que a gente nunca se deu com a família do  sapo e…bom apetite! E para de pular.   Nós cobras não fazemos isso.
 No dia seguinte cada um fica ou no seu canto.
-Acho que não posso rastejar com você hoje – pensou o sapo.
     A  cobrinha  olhou,  lembrou do conselho da mãe e pensou:  “Se chegar perto,  eu pulo e o devoro”.
      Mas lembrou- se da alegria da véspera e dos pulos que aprendeu com o sapinho.   Suspirou e deslizou para o mato.
Daquele dia em diante,  o sapinho e a cobrinha não brincaram mais juntos.   Mas ficaram sempre no sol,  pensando no único dia em que foram amigos…

Lenda retirada de http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/3_0304.pdf

Revisor 1 - Lívia
Revisor 2 - Jader
Revisor 3-Taina


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Resenha do livro ''Contos africanos dos países de língua portuguesa''

 
          Neste livro há vários contos, destacamos um chamado ''Passei por um sonho''. Particularmente achamos um pouco dificíl de entender, pois no começo fala de um homem mas não especifica quem é esse homem, e na metade da história fala o nome dele mas não fala qual personagem é. Para você entender o conto você tem de ler pelo menos duas vezes.
           O conto é sobre a história de um homem que era enfermeiro, um dia ele sonhou com um pássaro branco. Em um certo tempo da história quatro soldados vão há casa desse enfermeiro e prende ele pois em Cabo Verde ele era faloreiro e com a luz do farol matava todos os anos milhares de aves migratórias.
            Ele foi condenado por 15 anos de prisão mas foi solto antes por causa da Revolução de Abril. E ele volta para a Angola e visita a mulher e nesta visita a mulher, ela pergunta se ele ainda via o pássaro nos sonhos e ele disse que o estrangulou e o conto finaliza.
    

Revisores:

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Reforma Ortográfica

                        Reforma Ortográfica

A reforma ortográfica foi uitilizada com o objetivo de melhorar a escrita, de acordo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, haverá um período de transição até 2012 em que serão válidas as duas formas de escrever: a antiga e a nova

A Língua Portuguesa é oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe. 

Alguns países utilizam a língua portuguesa não como língua oficial, como: Macau, Goa (Um estado da Índia) e Timor Leste na Oceania. A reforma ortográfica foi colocada no dia 1 de janeiro de 2009.

Regras ortográficas:


                       Acentuação

O acento nas palavras proparoxítonas, quando terminadas em "ei" ou "oi" , foi retirado. Exemplo:
bóia = boia
assembléia = assembleia
idéia = ideia

Acento circunflexo em vogais duplicadas

O acento circunflexo também fez parte de uma dessas regras. Em palavras terminadas em "êem", "ôo", "ôos".Exemplo: 
enjôo = enjoo
vôo = voo
lêem = leem

 Acento agudo em palavras paroxítonas

Some o acento agudo no "i" ou "u" fortes depois de ditongos (palavras onde existe a junção de duas vogais).Exemplo:
feiúra = feiura
baiúca = baiuca
Mas atenção! Se o acento agudo estiver na última letra, o mesmo não é retirado. Exemplo: Piauí                        


terça-feira, 24 de abril de 2012


   Resenha do livro "Férias de arrepiar"


A obra "Férias de arrepiar" de Graziela Bozano Hetzel é um livro para a faixa etária de jovens ou pré-adolescentes. É uma história narrada por 3ª pessoa, tem uma linguagem informal (que é compreendida melhor pelos jovens). O livro é uma boa opção para os jovens e/ou adolescentes lerem nas férias e refletirem entre si e para compreenderem a moral do livro: "Não se deve julgar os outros pela aparências". Nós deste grupo recomendamos o livro ''Férias de arrepiar''. Leiam jovens, ler é bom!                     

Felipe foi com os pais para Miraflores, no dia seguinte ele conhece um garota de mais ou menos de sua idade era ruiva, sardenta, a menina tinha pernas muito compridas e o sorriso  mais simpático que ele já viu.Ela chamou ele para andar de bicicleta0 e ele aceitou,ele foi  pegar a bicicleta. Quando de repente ela descobriu uma  pequena construção escondida, parecia um quartinho de guardados.Eles ficaram curiosos para saber o que havia lá dentro, tinha um cadeado novo mas a casinha era toda velha.Então na hora a dona Frau Ingrid a expulsou de lá.
Eles foram andar de bicicleta.Eles discutem sobre o quartinho que havia um cadeado novinho, falam também sobre Frau Ingrid e felipe pergunta se ela é sempre assim  e ela responde que não ela é muito simpática com as pessoas.No dia seguinte ele tomá café com sua família depois eles saem dali mais Felipe esquece seu boné lá dentro, quando ele foi buscar  viu que a porta estavam trancada e ele escuda um conversa de Frau Ingrid com  alguém que ele não conhecia então ele fica ali para saber quem era, era a mulher esquisita que sua mãe havia falado. Ele então não queria saber mais do boné queria falar para Barbara o que ele tinha escutado.

No outro dia eles foram conversando quando até que eles param em uma casa abandonada, Felipe então lembra da luz amarela que ele tinha visto uns dias atrás.Ele então não quiz dizer para Bárbara o que ele tinha visto, pois ela  iria rir.

Dias seguintes  Felipe foi com seus pais para a cachoeira dos ‘’ciganos’’ , mas no dia os pais deixam ele andar por uma trilha ate que seu cachorro ‘’Biscoito’’ foge então ele corre para achar, quando ele iria pedir ajuda ao seu pai ele ouve uns latidos então ele corre ele vê uma tenda, um baú, ele abre e teve uma surpresa tinha um sapatinho de criança, uma chupeta e um ‘’lenço’’ quando ele vai embora uma mulher pede socorro mais ele corre.No dia seguinte Bárbara fala que ouve um desaparecimento de uma criança ontem a tarde.Eles descobrem que a cigana foi indiciada de ter pego a criança, mas era verdade ela não tinha pego e quem podia provar era Felipe, quando Bárbara descobre fala para ele ir na delegacia fazer um depoimento sobre o acontecido, mas ele não queria depor para não arrumar confusão em suas férias, mas Bárbara conseguiu fazer ele ir.Felipe descobre uma foto em baixo do quartinho ele pega e vê, mostra para sua amiga e ela fala que é Hitler mas ele não sabia quem era esse homem, ela explica à ele, fala sobre os nazistas, neonazistas e sobre o homem da foto, Hitler. Dias passaram e o mistério foi desvendado. Quem tinha pego a criança era a mulher esquisita, ela a pegou para fazer um ritual de magia negra para ela ficar bonita e jovem. No final a cigana foi liberada e uma moça chamou para morar em sua casa ela então aceitou, na hora Felipe ia se despedir das pessoas quando a cigana quiz ler suas mãos ele aceitou, ela diz para ele tomar cuidado na sua próxima viagem, Bárbara dá seu telefone para que eles possam manter contato.Os pais de Felipe falam que na próxima viagem eles podiam ir de navio e ele fala que nem morto ele iria.  
                                      

Resenha do filme - "Mensagem para você"



O filme é interessante, pois mostra uma amizade diferente entre dois adultos que se conhecem através de um chat. Mas quando ela descobre que quem está do outro lado é seu inimigo, fica surpresa e no final acaba se apaixonando por ele. 


O filme começa uma moça chamada Kathleen que tem um namorado. Ela é dona de uma livraria chamada  "A loja da esquina", mas começa a frequentar um chat online onde inicia a fazer uma amizade virtual sem mesmo saber que a pessoa que ela está conversando é Joe Fox, o dono da nova livraria que está prestes a abrir perto da livraria dela. Kathleen fica irritada com  Joe Fox pois ele pode levá-la a falência.
Os dois amigos de internet marcam um encontro para se conhecerem mas quando Joe Fox vê que é Kathleen ele vai embora. Depois de um tempo Joe entra no bar e aceita conversar com ela, mas Kathleen Com um tempo, eles se conhecem melhor e veem que tem muita coisa em comum entre os dois, e acabam se apaixonando, marcam um outro encontro e assim ficam juntos.