A desigualdade social infelizmente existe, esse problema afeta a maioria dos países na atualidade. Acontecem em países pobres, ricos, desenvolvidos ou não. Pessoas negras, mulheres e pobres são quem mais "sofrem" com esse tipo de preconceito, pelo fato da cor da pele e da condição financeira. Mas não pense que os brancos também não sofrem com isso, pois alguns podem sofrer.A desigualdade tem vários conceitos, não é somente racial ou financeira, pode ser pelas vestes, empregos, etc. Esse tipo de desigualdade existe desde a época dos escravos, que se sacrificavam muito para agradarem seus donos. Muitas das vezes os escravos passavam dias sem se alimentar, porque seus donos não "cuidavam" deles. Histórias marcantes de desigualdade social vem acontecendo até hoje. Nas escolas, ruas, festas, em qualquer lugar que você esteja, vai estar acontecendo, pois existem pessoas que ainda não aprenderam a lidar com esse tipo de preconceito. Pode sim ser interpretado de uma forma boa ou má. Exemplo : uma garota compara a cor da sua pele com a cor da pele da amiga, de uma forma agradável. Agora, uma garota compara o estilo das suas roupas com o estilo da roupa da colega de uma forma "agressiva" então, ai sim podemos considerar como um tipo de preconceito.
No Brasil, a desigualdade social é um cartão de visitas para o mundo, pois é um dos países mais desiguais segundo os dados da ONU em 2005 o nosso país ficava em oitavo lugar.
A sociedade brasileira deve perceber que sem um efetivo estado democrático, não há como combater ou ao mesmo reduzir essa desigualdade social no Brasil.
Ela tem causado o crescimento de crianças e adolescentes sem o preparo para a vida e sem a oportunidade se tornando marginais ou desocupados,não por que querem mais não há alternativas e outro fato é a violência que cresce todos os dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário